Instagram

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O caso da Chicória

Entao foi bem assim:

Estávamos no mercado, eu gosto muito de salada, daí eu vi uma Chicória: "Nossa, Chicória!!! Que delícia... vou fazer refogada com alho frito, como minha mae faz!!!" E o Martin disse: "Nao, isso nao é Chicoree". Eu rasguei uma folha, experimentei: "É sim!".
Fomos passar no caixa, a moca nao sabia o que era e me perguntou, eu respondi: "Chicoree!". E o Martin retrucou: "Nao, nao é Chicoree!". A moca ficou em dúvida e perguntou para outra moca, que também nao sabia e perguntou para uma outra moca. E a outra respondeu: "Endívia". O Martin riu e me lancou aquele olhar de alemao-que-sabe-tudo-da-Alemanha. Eu, petulante, retruquei com meu olhar de brasileira-que-sabe-nao-sabe-tudo-da-alemanha-mas-sabe-do-Brasil: "Isso é Chicória! Eu tenho certeza absoluta! Eu já comi isso 2 milhoes de vezes e minha mae já fez isso 1 milhao de vezes e me ensinou que ISTO É CHICÓRIA !!!"


Ok. Chicória-Chicoree-Endívia na bolsa tocamos para casa. Ficamos de olhar na internet. (Santa-abencoada internet!)
Mas como às vezes na vida a gente tem questoes mais importantes que o nome das folhas da salada e nem sempre tem vontade de FAZER salada, comemos nossa pizza congelada e esquecemos as folhas misteriosas na geladeira.


Passado o fim de semana, na segunda-feira cruzei com as benditas folhas na geladeira e, com água na boca já mandei para panela com deliciosos pedacinhos de alho frito .... hummmm ...!


Daí que na hora de comer veio o Martin de novo com a questao: "Mas o que é isso?". E eu respondi: "A Chicória!". "Nao, isso nao é Chicoree." "Putz, eu vou ter que te provar que este negócio é Chicória!". "E a senhorita-cabeca-dura vai ver que nao é!" ele diz.


Fucamos que fucamos no Google, enquanto engolíamos as saborosas folhinhas, e depois de ficarmos mais confusos ainda a importantíssima questao está resolvida:



As deliciosas folhas têm na verdade o nome científico de Chicorium endivia e sao mais conhecidas como Chicória no Brasil e Endivien na Alemanha:



A Escarola é também um tipo de Chicória:



E esta é a Chicoree que o Martin estava falando, que é mais comum e consumida aqui na Europa do que no Brasil:


Hummmmm ....

No fim das contas, sorrisos e muita Chicória-Endivia no prato!!!


Quer ler mais sobre Chicorium endivia?
www.pt.wikipedia.org/wiki/End%C3%ADvia


Como é em alemao:
Salada - Salat
Prato - Teller
Alho - Knoblauch
Cabeca-dura - Dickkopf
dúvida - Zweifel
resposta - Antwort
saboroso, delicioso, apetitoso - lecker

Um comentário :

  1. hauahauhau Adorei a história da chicória. Eu lembrei que também vivi algo assim. Passei mais de 1 mês refogando alface pensando que era espinafre. Até que um dia eu fui ver no dicionário e quase morri de ânsia: eu comia alface quente... urghhhhh!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! :-D

A Ponte no youtube

Loading...