Instagram

sábado, 27 de junho de 2009

Feira de livros usados (Bücherflohmarkt)

Hoje foi um dia quente aqui em Darmstadt. Realmente quente, abafado. Quente o suficiente para usar bluza de alcinha, bermuda e nao precisar de jaqueta para se prevenir da brisa geladinha.
E dia quente na Alemanha é quando todo mundo quer aproveitar para ficar fora de casa. As sorveterias ficam lotadas, os Biergarten (Jardim de Cerveja), as mesas ao ar livre nos cafés e restaurantes, as piscinas públicas, os gramados dos parques, quadras de esportes...Primavera-verao é o tempo dos eventos ao ar livre! E tem de tudo: muitas festas de ruas, dias de brincadeiras para as criancas, teatro, cinema, música e feiras. Principalmente as feiras de troca e venda de coisas usadas.
Hoje foi o dia de um Bücherflohmarkt (Feira de Livros usados, ou ao pé da letra: "Mercado de Pulgas de Livros") aqui no nosso bairro.
E eu fui pra lá, participar pela primeira vez ativamente. 11 horas da manha estava eu, munida de uma pequena estante de madeira, 2 sacolas e uma caixa de livros que nao vamos usar mais; 4,00 euros para pagar a participacao (aqui NADA é de graca!), e muita animacao. Escolhi um dos lugares demarcados que ainda restavam, (porque eu cheguei um pouquinho tarde...), ganhei meu número e montei meu estande, ou melhor, minha estante.



Conversei com alguns vizinhos de estande, puxei assunto na medida do alemao-possível com alguns clientes, sorri e disse: "Ja! Ja!" quando nao conseguia continuar um assunto, conheci um dos responsáveis pela organizacao, que estava usando uma camiseta do Brasil (!) e claro, comprei alguns outros livros.



As vendas foram boas: lucramos 20,00 euros! Para 3 horas e vendendo a maior parte dos livros a 0,50 centavos cada, foi ótimo! E em Flohmarkt nao se ganha mesmo muito dinheiro, o intuito, além da reuniao social, é se livrar do que você nao precisa mais e adquirir outras coisas, supostamente mais necessárias...

Como dizem os alemaes: "Das macht spass!" (É divertido!). E foi divertido mesmo!


O alemao da vez:
Buch - livro
Bücher - livros
Regal - estante
schön warm - tempo agradável ( sobre temperatura para dia quente até 30°)
schwül - abafado
verkaufen - vender
kaufen - comprar
Floh - pulga
Markt - mercado

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! :-D

A Ponte no youtube

Loading...