Instagram

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Brasileiro?

Agora a noite tive ensaio do Musical, nosso diretor ligou durante a tarde, pesquisando quem estava disponível a ensaiar nas férias (Férias? Que férias?); eu estava!
Chegando lá, cumprimentei um rapaz que entrou no elenco logo no último ensaio antes das férias, e me lembrei que ele é brasileiro!

Mas digamos que é um Brasileiro Especial.
Nao, ele nao tem alguma deficiência física ou mental !!!

Explico:
Antes de eu conhecê-lo já haviam comentado comigo super animados que um brasileiro estava sendo cogitado para fazer o protagonista. (O nosso diretor adora brasileiros, ele vive dizendo que admira o nosso talento ;-) Pensei: "Nossa, que legal, nao vejo a hora de conhecê-lo!
Daí que num ensaio topo com um rapaz mulato de cabelos encaracolados e volumosos tipo Blackpower: "Ooooooooiii! Vc é o Brasileiro?!! (Falei toda contente em português) Ele sorriu e disse em alemao que nao havia entendido. Achando que estava enganada perguntei se era ele o Brasileiro, ele respondeu em alemao que sim. Daí perguntei se ele falava ou já falou português, respondeu que nao. Se entendia um pouquinho, respondeu que nao. Se morou no Brasil, se seus pais eram brasileiros, respondeu que nao. Entao ele explicou que nasceu no Brasil mas chegou na Alemanha com 3 semanas de vida, adotado por um casal alemao. Eu perguntei se ele tinha passaporte brasileiro, respondeu que nao. Perguntei se ele já foi ao Brasil, ele já sem graca respondeu que nao. Eu nao me contive e disse em tom de brincadeira: "Mas entao vc nao é brasileiro coisa nenhuma! Vc é alemao!" Ele disse sério, batendo a mao no antebraco: "Meu sangue é brasileiro."

Na hora ri.
Depois fiquei confusa, afinal ele tem mesmo genes brasileiros... e achei meu comentário imaturo. (Vai saber quais profundas razoes o fazem se sentir ainda brasileiro!)

Daí que hoje durante o ensaio nao consegui evitar de observá-lo o tempo todo e percebi que ele também me observava, afinal somos "conterrâneos". E era muito estranho, eu olhava para ele e meu cerébro interpretava: Brasileiro; mas quando ele se movia ou falava alguma coisa, era um europeu, um alemao!

E eu fiquei mais confusa ainda...
Acho bonito que ele tenha tanto orgulho do seu sangue brasileiro. Mas ele podia pelo menos saber um pouco mais sobre o Brasil, conhecer a nossa língua, nosso povo, nossa história, saber claramente que situacoes sociais o fizeram parar na Alemanha...

Porque ser Brasileiro aqui na Alemanha, guardadas as dificuldades comuns à todos os imigrantes, é super Cult! (Ainda mais se vc é negao!) Os alemaes têm uma ótima imagem do povo brasileiro, de alegria, criatividade e simpatia. Ser brasileiro é ser exótico e interessante. Em certa medida isso é esteriótipo, mas em certa medida também é real!

Inicialmente meu patriotismo ficou ferido... agora acho até engracado,  um sinal de amor ás raízes!
Mas depois eu fiquei com a pulga atrás da orelha, me questionando se ele pode realmente ser chamado de brasileiro.

E fiquei pensando, pensando e percebi que essa questao de nacionalidade pode ser muito contraditória  e complexa, e ele é só um exemplo. Bem, na verdade eu também sou um exemplo, afinal meus bisavós sao italianos e, se meu bisavo nao tivesse se naturalizado brasileiro (!), perante a burocracia, eu poderia pedir cidadania italiana e possivelmente conseguiria.  Por mais que eu nao conheca a Itália, nao entenda italiano e só saiba dizer: "Má capisco! Macarroni! E entao, se eu quisesse,  poderia sair dizendo para o mundo que sou italiana. (E a propósito muita gente faz isso! E nós sabemos que é nao exatamente por amor á Itália, e sim por necessidade.)
Mas eu nao sou italiana. Nao me sinto italiana.

Ó meu Deus, entao chego a conclusao que existem duas cidadanias, a de coracao e a de papel...

E pelo andar da carruagem, por mais que eu ame o Brasil e tenha muito orgulho de ser brasileira (ninguém nota!) logo vou estar eu com sentimentos de pertecimento também à Alemanha... e mais confusa ainda...... Aiaiaiaiaiaiaiai. Uiuiuiuiuiuiui.


Como é em alemao:
brasileiro - Brasilianer
brasileira - Brasilianerin
Brasil - Brasilien
sangue - Blut
nacionalidade - Nacionalität
confusao - Konfusion (olha que fácil!) , Verfirrung

Formal :
Eu tenho cidadania brasileira - Ich habe die brasilianische Staatsangehörigkeit
Eu sou cidada brasileira - Ich bin brasilianische Staatsangehöriger

Informal: Eu sou brasileira pô! - Ich bin Brasilianerin!

Um comentário :

  1. E ai Lú! Tô aqui! hahaha... AMEI teu blog mulher! Por q demorou tanto pra se apresentar no meu, hein!? Já li alguns posts e esse me chamou muito a atencao, pois achei super interessante a história desse cara e sua análise em relacao à postura dele. É, digamos, estranho. Eu demoro pra julgar à vezes e dessa vez estou realmente confusa, pois é legal ele demonstrar orgulho em ser brasileiro, mas é um contrasenso ele nem ao menos falar português. Hummm estranho e difícil de julgar, mas como sou meio folgada e boca aberta acho q perguntaria pra ele numa boa: "Se você tem tanto orgulho, porque nao aprende nossa lingua e viaja pra lá pra conhecer um pouco mais do povo q te fez brasileiro?".

    Ah..nacionalidade brasileira é "brasilianische Staatsangehörigkeit/Zugehörigkeit".

    Bjks!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! :-D

A Ponte no youtube

Loading...