Instagram

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Engarrafamento nosso de cada dia


Ruas paradas no fim da tarde nunca foi privilégio de Sao Paulo, muito menos só do Brasil!

Todas as vezes que estivemos no fim da tarde de dias de semana em Franfkurt a mesma história: Ruas entupidas de carros!!! (Esta semana eu resolvi documentar!)

E em Darmstadt também nao é diferente, só tem proporcoes menores... (Por sorte aqui na cidade eu só ando de bicicleta!)
No último mês aconteceu aqui em Darmstadt um plebiscito para as pessoas votarem contra ou a favor à construcao de um desvio, uma grande rodovia que tira a concentracao de carros nos fins de tarde e inícios de manha do centro da cidade.
O projeto inicial deste desvio é de 30 anos atrás (!) Os defensores alegavam que estas pessoas estavam apenas atravessando a cidade, portanto um desvio ajudaria. Muita polêmica e muita discussao aconteceu, porque estudos recentes mostram que na verdade estas pessoas trabalham ou estudam aqui em Darmstadt e moram em pequenas cidades ao redor, entao o desvio apenas encomprida o caminho delas e nao resolve de verdade o problema...

No fim das contas a campanha consistiu em convencer o povo a votar a favor para nao perder o dinheiro que o Governo Federal estava doando para a construcao do desvio. (Como o projeto já era muito antigo, estava em vias de perder o apoio federal).
A construcao deste desvio passa por cima de um dos parques que tem aqui perto de casa. O Greenpeace bem que tentou, mas o povo votou a favor do desvio e muitas árvores serao derrubadas para dar espaco à nova rodovia.
...


O alemao da vez:

Baum - árvore

Auto - carro

Strasse - rua

Umgehungsstrasse - desvio

Stau - engarrafamento

jeden Tag - todo dia!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! :-D