Instagram

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A mulher na janela



Moro num prédio de esquina, no segundo andar. Minha mesa onde fica o computador fica logo ao lado de uma das janelas do quarto maior. Daqui vejo as janelas do prédio na esquina em frente. (As janelas das casas em prédios aqui em geral sao muito grandes, decerto para aproveitar o máximo possível a luz do sol).
Pois ainda no ano passado, pouco tempo depois de ter chegado aqui, notei que quase todos os dias, numa das janelas do terceiro andar deste prédio em frente, aparece uma mulher a olhar a rua lá embaixo.

É uma senhora de cabelos brancos curtos e volumosos, que usa um roupao claro. Fica parada sempre ali, no mesmo lugar, a cara fechada.

Na primeira vez a vi por acaso, nao dei muita atencao.

Na segunda já achei a figura curiosa e pensei: "Olha a mulher lá de novo!"

Na terceira vez, eu que gosto tanto de personagens estranhas, nao consegui conter o meu interesse e fiquei ali um bom tempo acompanhando. Ela ficou na janela longos minutos, olhando a rua sem se movimentar, quase uma figura de filme de suspense.
Nas vezes seguintes fiquei mais curiosa ainda: "Será que ela nao sai de casa? Será que está doente? Será que tem família? Será louca? Será solitária? Será feliz?"

Há alguns meses, fiz esta foto.

Dias atrás tive uma surpresa: sentada nas escadas do prédio da frente, de-repente olho para cima, e lá está a mulher na janela, olhando para mim! Fiquei congelada, o cigarro queimando na mao, a boca entreaberta olhando para a mulher como se visse uma assombracao. Sem saber o que fazer, dei um tchauzinho sem graca e um sorriso amarelo. A mulher sorriu calmamente, devolveu um lento gesto e se foi.
Eu permaneci ainda alguns segundos olhando a janela vazia, esperando para ver se ela voltaria. Depois dirigi meu olhar para a porta do prédio, pensando que talvez ela aparecesse ali, de roupao, caminhando na minha direcao, querendo conversar, tomar um chá, mostrar suas fotos antigas, dizer que já percebeu que eu a observo ás vezes... Claro, ela nao apareceu.
Depois deste dia fiquei um tempo sem vê-la. Mas ontem ela estava lá, no mesmo lugar, do mesmo jeito.




Como é alemao:

Janela - Fenster

Mulher - Frau

Grisalho - grauhaarig

Misterioso - mysteriös

Um comentário :

  1. Olá Luciana!
    obrigada pela visita! ta há quanto tempo aqui na Alemanha fica "pra sempre" rsrs?
    Pode add meu link ai sim, claro :)
    abraços
    Luana

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! :-D

A Ponte no youtube

Loading...