Instagram

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A Pane Geral e o Indiano que fala português!

No dia anterior eu me descubro entendendo tudo que o diretor do musical diz, no outro eu tenho uma pane comunicacional dureante o trabalho no Fast food e como boa atriz, dou um showzinho para a galera!

 Estávamos num daqueles momentos de stress, quando chega um monte de gente, ao mesmo tempo e formam filas nos caixas, nesses momentos precisamos ser muito rápidos, porque nao estamos num restaurante onde as pessoas vêm para saborear uma delíciosa comidinha, estamos num Fast food (!) eu, na minha segunda semaninha de experiência, suando para dar conta do recado e suportar a delicadeza dos meu colegas.  Do nada, um homem faz o pedido, e eu nao consigo entender o que ele diz! Eu pergunto de novo, o homem repete, e eu nao entendo! Já sem graca eu perguntei mais uma vez; e novamente nao entendi! Daí fudeu! Eu já fiquei com tremedeira, já nao sabia mais o que fazer, apavorada chamei minha chefe e ela atendeu o cara calmamente. Eu fui tomar uma água na cozinha e nao me controlei,  desatei a chorar gostoso! (Quem me conhece sabe que eu sou chorona, é o modo como meu corpo reage ao stress, nao tem jeito, eu nao consigo controlar...) Mas eu ainda nao tinha chorado em público por estas bandas! E chorei, e tomei água e chorei, e quis chamar tudo de merda, e pensei na minha mae, no meu irmao, nos meus cachorros que já morreram há anos atrás, nas minhas tias, no departamento de artes cênicas, em praias, nos meus amigos que nessa altura eu nem sei se sao mais meus amigos e na bandeira brasileira, nas casas que já morei, no ramster que eu tive aos 16 anos, na minha boneca barbie-noiva que eu segurava pelos cabelos, e tudo parecia que tinha sido um sonho, e eu chorei como uma crianca descontrolada, foi uma delícia! O problema é que foi em público e logicamente a galera da cozinha veio me socorrer! Falando comigo em alemao! Eu quanto mais eles falavam em alemao comigo mais eu tinha vontade de chorar! E percebendo a comocao que tava rolando eu fiquei tao envergonha que desatei a rir junto com  o choro e ninguém entendeu mais nada, só o que eu  conseguia dizer enquanto eles me perguntavam o que estava acontecendo  era: "Eu nao sei, desculpe, eu acho que minha cabeca está cansada... desculpe, buá...."
E minha chefe é mesmo um amor. Ela pegou na minha mao e perguntou: "Vc está sentindo falta da sua terra nao é?" E eu chorando respondi: "Simmmmmmm buá.......... " mas eu nao consegui ficar tranquila com ela segurando minha mao e falando comigo tao perto, nao estou mais acostumada a este tipo de intimidade e abordagem carinhosa, meu braco ficou tenso sentindo a mao dela na minha!

No fim das contas fui parar na salinha de pausa. E logo apareceu, com sua refeicao, um rapaz indiano com quem trabalhei por alguns minutos no primeiro dia. E ele foi perguntando se eu estava melhor, o que estava acontecendo... E disse que eu devia ir ao banheiro, lavar bem os olhos e principalmente a boca, respirar fundo várias vezes, que isso me ajudaria. E perguntou de onde eu era. Eu respondi que era do Brasil e ele disse em portugues: " Entao vc fala português!"  E explodi em felicidade: " Sim! Sim!!!!  Mas vc nao é indiano?" E ele respondeu que sim, mas morou 4 anos em Portugal.(!!!!)  E conversamos um pouquinho aquele básico de quanto tempo vc está aqui, o que faz por estas bandas.... e minha chefe me pediu para voltar ao posto. E ele disse que se eu quizer podemos falar sempre somente em português!!!  E daí sim eu fiquei calma de verdade e feliz!!

2 comentários :

  1. Poxa Lú, vc é muito parecida comigo. Eu tb fico em pânico quando as pessoas falam comigo e eu não entendo e sempre tenho vontade chorar nessas horas. e quando alguma coisa vai mal, nossa eu penso muuuuito no Brasil e na minha família e nos meus amigos e em qq coisa, desde q tenha alguma relação com o Brasil! Coragem amiga. Graças a Deus vc já tem um emprego e uma chefe legal :)

    ResponderExcluir
  2. A cada palavra que eu leio eu te acho mais bonita!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! :-D