Instagram

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Outonal


Como alguns podem ter percebido fiquei um bom tempo sem escrever regularmente neste blog.

Várias coisas aconteceram e todas colaboraram para eu nao dar conta de manter o blog atualizado. As principais causas foram meu emprego, que me consumiu ferozmente, e uma recente Tendinite na mao direita, que junto com meu emprego consumiu minha mao e minha vontade e possibilidade de entrar na net.

Estou ainda trabalhando no Restaurante Fast-food, o outro trabalho na Estacao de Trens eu nao pude levar. Até a última vez que falei sobre meus novos trabalhos eu estava tentando levar os dois, mas meu corpinho e minha mente nao aguentaram, duas semanas e eu quase morri de stress. No Brasil acho que seria mais fácil, mas tendo a complicacao da língua e da cultura, os limites sao outros.

As primeiras semanas no Fast-food foram difíceis. Nao só pela dificuldade da lingua, mas principalmente porque as pessoas que trabalhavam na loja onde eu estava inicialmente eram um pouco digamos DURAS, para nao dizer estúpidas. Nem todas eram assim, claro, mas o clima em geral do lugar era pesado, por eu ser nova os outros funcinários me davam ordens e sermoes o tempo todo e o chefe me tratava como uma besta. Dado importante: a grandissíssima maioria dos funcionários e inclusive o chefe sao estrangeiros, nao sao alemaes. Durante este tempo o indiano que fala português, a moca africana e minha chefe inicial sumiram de lá.
Mas ok, agora está tudo ótimo, há duas semanas fui convidade por minha chefe inicial (toda amável) para a nova loja inaugurada aqui no primeiro Shoping Center da regiao, onde ela e o indiano estao trabalhando! E estou muito mais feliz, lá é uma delícia. O clima de trabalho é ótimo, tem várias pessoas da minha idade ou mais jovens, super risonhas e flexíveis.

Este é o primeiro shoping da regiao porque aqui na Alemanha, em geral, as pessoas nao gostam tanto de Shopings como no Brasil. Para ter uma idéia, desde que vim para cá, nao tinha mais ido a um Shoping, exceto quando estive no Brasil em abril passado.

No primeiro dia que cheguei lá para trabalhar tive uma sensacao interessante: me senti no Brasil lá dentro. O ambiente de shoping me transportou instantâneamente para a minha vida anterior e eu tive um aperto-feliz no coracao.

Bem, e a Tendinite, está aí. Depois de trabalhar oito horas no dia num caixa, muitas vezes nao consigo entrar na internet, e se entro, nao consigo escrever muito tempo. Agora ainda está menos piór porque hoje, por exemplo, nao trabalhei e amanha também nao trabalharei. Tenho trabalhado nesta nova loja apenas 3 dias na semana e o trabalho está um pouco mais leve apesar das horas no caixa. Na outra loja eu estava tendo de substituir a moca que preparava as saladas em potinhos. E eu passava cerca de duas horas, todos os dias da semana, antes de ir para o caixa, enchendo centenas de potinhos de salada com uma pequena espécie de pá. Na nova loja nao precisamos fazer potinhos de saladas, (ufa!), e os chefes mais flexíveis nos deixam alternar entre ficar no caixa e preparar os pedidos. Hoje fui ao médico, vou comecar a tomar remédio para a inflamacao e teoricamente eu nao deveria trabalhar por um tempo, mas eu nao quero ficar em casa nestes dias escuros, sei que vou ficar triste. Prefiro trabalhar e tentar nao mexer muito a mao. (E detalhe, estou no computador neste momento... heheheehe)
E o outono comecou.
Acabou o calor lá fora, o humor das pessoas já está diferente, inclusive o meu. Os dias estao ficando curtos e escuros, 5 horas da tarde já é noite e até 21 de dezembro estará escuro cada vez mais cedo. Hoje fez 11 graus durante o dia. As árvores estao muito amarelas ou já sem folhas. Passam bandos de aves migratórias sobre as casas fugindo do frio e encontramos alguns insetos mortos perto da janela de casa ou pelo chao na rua. Até marco nao dá para ficar ao ar livre sem fazer algum movimento para esquentar o corpo, nao dá para tirar o casaco da porta para fora. A fome aumenta e a gente vira uma bola branca e impanturrada de comidas gostosas, principalmente doces e queijos. (hummm...) Chove bastante, uma chuva fina e longa ou quem sabe neva, aí é mais legal. O sol nao esquenta mais de jeito nenhum, mas faz as pessoas sairem de casa para fazer um pouco de fotossíntese e alegrar o espírito que permanece em aconchegante penumbra. O outono e o inverno têm sua beleza, aos poucos eu consigo enchergar. É o tempo de ficar em repouso no quentinho de casa, gastar o tempo para ver filmes, ler, escrever, fazer trabalhos manuais, estudar, ver tv abracadinho embaixo do cobertor, ir ao teatro, ao cinema, dancar nas discotecas subterrâneas e esquiar quando o sol voltar e a neve estiver alta.

No musical temos já praticamente todas as coreografias prontas e eu estou bastante satisfeita porque estou agitando as meninas para fazermos uma equipe de criacao e confeccao de figurinos. (É ótimo poder fazer algo criativo na minha área, mesmo que nao seja atuando, mesmo que nao seja ganhando dinheiro). Surpreendi o nosso diretor cantando com boa pronúnica uma música em alemao à capela e acho que vou ter a possibilidade de fazer parte das 3 ou 4 pessoas que apresentam esta pequena cena cantanda. Me conformei em nao poder atuar. O coro está sendo mesmo muito mais interessante, estou treinando vários passos de ballet e conhecendo Bob Fosse, aprendendo a ler música e fazer 2° e 3° voz. (Foda mano!!!) Os "atores" praticamente nao dancam e cantam somente em primeira voz, muito fácil! ;-)

No mais aconteceram muitas coisas neste tempo: conheci a Rafa e o pessoal da janta, fui visitar a Jaque e o Tato e conheci a cidade deles e fomos juntos na Oktoberfest (foi muuuito legal!), recebi a visita da Carol Geribelo que está morando na Escócia e eu nao via há anos (foi uma delícia!), recebi a visita de amigos do Martin que moram na Franca e no norte da Alemanha, um casal que mora em Stutgart e têm duas criancas muito legais e fofas. No fim de semana retrasado acabou o horário de verao e nós fizemos um super café da manha com os vizinhos aqui em casa.... (Nossa casa esteve muito cheia e movimentada nos últimos finais de semana, foi ótimo!) Quase tudo isso tenho registrado em imagens e em boas lembrancas e ainda pretendo por aqui, prometo.
Estou procurando me organizar mais, ter uma rotina e ser mais produtiva com meu tempo. Me sinto mais integrada e dona de mim tendo meu próprio salário, sendo objetivamente produtiva, tendo mais contato com pessoas e chegando em casa cansada a noite.

O primeiro passo está dado, me sinto finalmente uma pessoa normal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! :-D