Instagram

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Passeando em Stuttgart

Na última quinta-feira fui para Stuttgart, a cidade que é capital do Estado de Baden-Württemberg. Lá se encontram as sedes de duas importantes indústrias automobilísticas: a Porsche e a Mercedes-Benz, e também a sede da Bosch.

E olhe, eu tenho que dizer que fiquei babando, a cidade é chique no úrtimo! (Me senti vindo do mato! E olhe que Darmstadt é a 4° maior cidade do Estado de Hessen e a Capital Nacional da Ciência!)
Daí, comentando a boniteza e a chiqueza local com o Martin, ele me contou que Stuttgart cresceu e enriqueceu muito nos últimos tempos com a mudanca de muitos jovens ricos alemaes para essas bandas, atraídos pelo clima, pelas grandes indústrias automobilísticas e tals... e sabe como é, a cidade vai ficando chique e mais gente chique vai chegando, inclusive eu mesma nao entendi porque nao estou morando lá ainda! ;-)





E eu acabei vindo para Stuttgart porque recebi um e-mail me convidando para prestigiar o Festival de Filme e Música Brasileira, realizado pelo Círculo Cultural Brasileiro e.v: "Film erzählt Musik" (Filme Conta Música). Um festival com documentários e shows com grandes nomes da nossa música.

Dêem só uma olhadinha na filipeta do festival pra ver que da interessante que foi:
  
                           

                            

Infelizmente, por ter de trabalhar, ensaiar e nao morar tao perto eu nao pude ver nada dos filmes.  Até tentamos chegar a tempo para ver o filme da quinta-feira a noite, mais nao deu.
Mas felizmente tive a sorte de poder estar presente no Show do Jairzinho! (que talvez agora se chame Jair de Oliveira, mas pra mim, infelizmente, ou felizmente será sempre Jairzinhho)
E o show foi muuuuuiiiito booommmm!

Foi bem intimista, só ele e o violao bem pertinho da gente.
O show foi num espaco super alternativo e interessante chamado "Laboratorium", onde pelo visto sempre tem muita música boa.
O Jairzinho tocou mpb, samba e até a saudosa Super Fantástico!
Me acabei de dancar, afinal temos de aproveitar as poucas oportunidades que temos aqui de ouvir música brasielira ao vivo. Me senti muito feliz e á vontade numa platéia em grande maioria de brasileiros, tao empolgados quanto eu com o show. E mesmo eu,  que sempre achei brega no úrtimo, quando nos fins de festas desandavam a tocar músicas do Balao Mágico, fiquei emocionada e cantei junto cada frase do Super Fantástico.


E no fim do show o Jairzinho chamou o Simoninha (atencao: nao é a Simoní!)  e o Max de Castro (filhos de Wilson Simonal. Fariam o show de encerramento do festival no dia seguinte), para dar uma palhinha e a galera  (eu entao!)  delirou com "Mais que nada":



E neste noite, eu tive também a sorte de finalmente conhecer pessoalmente a Maira Engelman e o seu  marido. A Maira escreve o Blog "Retratos e Relatos", cujo link se encontra aí na barra lateral. Há alguns meses leio o blog dela assiduamente. O blog da Maira foi decisivamente inspirador para eu tomar coragem para comecar o meu, e porque eu admiro a sua escrita sincera, decidida e bem humorada.
Eu reconheci pelas fotos do blog o marido dela num canto e fui lá na maior intimidade: "Oi, vc nao é o marido da Maira Engelman?" Ele simpaticamente  a chamou e nós nos apresentamos, conversamos, rimos, cantamos e dancamos, e parecia que eu a conhecia mesmo há tempos! Me senti muito feliz.

                                          Maira e seu marido.






E com a sorte que eu dei de conhecê-la acabei sendo convidada para tomarmos café da manha juntas no dia seguinte e conhecer um pouco da cidade.

E tomamos café da manha ouvindo Bossa Nova (Sério estava tocando Bossa Nova no Café, e nao foi nada combinado!)

Depois fomos passear:






E entramos no Mercado Municipal da cidade para dar uma olhadinha:


Veja só, essa vagem aí embaixo é Maná! (Nao, nao é a banda, é a tal coisa de comer que é muito citada na Bíblia) :



E este o pátio do "Museu do Estado de Bad-Württemberg" (Bad-Württemberg Landesmuseum):



E comecaram a soar as sinos da Igreja ali perto e eu nao resisti, tive de fazer um filme, adoro o som destes sinos:



                                  E este aí embaixo é o Novo Castelo (Neue Schloss):





E esta é a Praca do Castelo ( Schlossplatz) em clima outonal:










E na próxima foto, atencao para o detalhe do bambi sobre a cúpula do prédio:

Será que tem um significado muito sério ou os alemaes sao mesmo meigos e gostam de enfeitar prédios com animaizinhos?


E esta é a lateral do Velho Castelo ( Altes Schloss)



Olha que legal, uma pista de esquiar no gelo!





E o Natal está chegando:

Este ainda nao é o Weihachtsmarkt (Mercado de Natal), mas uma prévia. O Weihachtsmarkt de Stuttgart é um dos mais bonitos da Alemanha!


E olhe só, sao buchas vegetais (aquelas que se usa também pra tomar banho no Brasil),  penduradas enfeitando a barraca! Nós ficamos especulando de onde será que elas vem... até que a Maira enchergou uma chinesa trabalhando na barraca. Chegamos entao á conclusao  que as buchas foram trazidas por ela da China, afinal aqui nao deve ter, e quando se procura vegetais de países tropicais por aqui, encontra-se nas lojas de chineses (Asiamarkt) ...




Numa vitrine, figuras incríveis montadas com LEGO (Nao esquecamos que o LEGO é mais uma das milhoes de  invensoes alemas...)



Este artista de rua nos fez rir muito:




















Eu acho que ele estava usando uma Máscara Neutra... (!)



E este Músico de Rua tem sempre o pagaio na cabeca e toca há muito tempo sempre no mesmo lugar:




















E nós ainda entramos em lojas muito legais, inclusive uma de design com coisas super criativas para o dia-a-dia e para a casa.
Depois almocamos juntas e Maira até se atrasou para um compromisso que tinha de tanto que viajamos no papo!
Foi um passeio muito agradável, interessante e divertido.
E eu fiquei muito feliz em ouvir pessoalmente as histórias da Maira, suas conquistas, seus aprendizados, seus planos, ouvir seus generosos conselhos e rir muito! Só tenho a agradecer tamanha receptividade e simpatia!

Espero ainda ir mais vezes a esta cidade tao bonita, ou melhor, espero ficar rica logo para poder morar lá !!!
;-)



O link da Wikipédia em português que fala sobre Stuttgart:

Esse é o site do Laboratorium, pra quem estiver por aqui e quiser ouvir música ao vivo:
http://www.laboratorium-stuttgart.de/

E eu nao encontrei um site sobre o Círculo Cultural Brasileiro em Stuttgart, mas encontrei um anúncio em que o Círculo convida todos os brasileiros ou nao-brasileiros  interessados em participar do projeto ou trocar idéias, aos seus encontros:

de: 04. 09. 2009 a 03. 09. 2010


Todas as primeiras sextas-feiras do mês


Na Sängerhalle - Untertürkheim  - Lindenschulstraße, 29 - 70327 - Stuttgart

Aqui o link da fonte:



3 comentários :

  1. Aêêêê!!!! AMEI TE CONHECER MULHER! Sao nos acasos que acontecem os gdes encontros da vida. (((-:

    Sempre que quiser voltar, saiba que a hospedagem e a cia tá garantida, viu!? E a alegria SEMPRE!

    Bjks e SUCESSO! Precisando, às ordens. (((-: Má.

    ResponderExcluir
  2. Legal.tenho uma amiga alemã que voltou pra casa.ela mora nessa cidade por isso to pesquisando.Tbm adorei a fonte da letra.vamos manter contato.tchau

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! :-D