Instagram

sábado, 31 de julho de 2010

Nao viage sem o bilhete do trem !!

Sim, isto é um alerta. Tenha certeza que um dia vc será pêgo e o seu bolso será punido!



     Explico aos que nao entenderam o aviso:

     Aqui na Alemanha não existe alguém recebendo seu bilhete nem na frente do trem,  nem  dentro do ônibus, nem tem catraca no metrô. "Como assim?" Assim: Existem balcões para a venda de bilhetes de trem, mas o método mais usado por todos para comprar bilhetes de transporte são as máquinas de passagens. Nelas vc insere a cidade onde quer ir, quantas pessoas são, o dinheiro, e ela devolve o seu troco e um bilhete. Daí  vem aquele pensamento, "ah, mas então se eu quiser posso andar sem bilhete que ninguém vai me cobrar?"  Mais ou menos. Você pode sim dar a sorte de andar e não te pegarem, mas você também pode dar a má sorte de estar sem o bilhete e aparecer o cobrador.
     O cobrador é chamado de Controlador aparece de vez em quando, de forma inexperada, ou seja, ou você não consegue escapar, ou vai ter de fazer uma escapada expetacular, tipo filme de ação, dando sorte da estação estar próxima e você conseguir para sair dar um super salto, quebrando o vidro como corpo e pulando do trem em movimento :o)
     "E  eu vou preso?" Não, primeiramente você vai se sentir um idiota azarado, daí todo mundo já vai estar te olhando com cara de curisosidade, depoismente você vai tentar (disfarcadamente, sob os olhares estrangeiros), passar um xaveco no camarada, (claro, vc é brasileiro, pô!), daí o cara, que não é brasileiro, vai cordialmente te dar um sermãozinho ou sermãozão, dependendo do sujeito, vai delicadamente pedir seus documentos e dizer que você deve, em no máximo 14 dias,  depositar  uma dada quantia na conta da empresa de transportes ou, se você tiver dinheiro na carteira tem que pagar na hora, sem desculpas.
     Se a multa é cara? Considerando que uma passagem urbana custa mais ou menos 2,30€ e a  multa é de 40€,  digamos que vc sai no prejuízo. E seu não pagar? Daí você vai ter problemas sérios, eles dizem, ( e eu não quis confirmar!), principalmente se você for estrangeiro...

     Como já dá para notar eu já passei pela experiência, e duas vezes! (Que feio, não façam isso...) A primeira vez foi num dia em que eu realmente estava muito dura, não quis pedir dinheiro emprestado para o namorado e me arrisquei a ir de Darmstadt até Frankfurt sem pagar. (A passagem de trem é muito cara! Cada vez que faço este trecho são 7,15 euros! Ida e volta fica por 14,30!) Para ir eu tinha dinheiro, pra voltar necas. Caí na besteira de tentar de graça porque várias vezes que paguei não encontrei nenhum Controlador. Daí pensei: Hoje vou dar sorte e não vão controlar novamente. Pois não é que o bendito Controlador apareceu! Um sujeito muito simpático e sorridente que não quis saber da minha história de não ter dito tempo para comprar o bilhete... (Eu como estrangeira não posso resolver falar que estava sem dinheiro!) E com um sorriso no rosto o cobrador me deu, faltando 4 minutos para chegar a Darmstadt o boleto de multa.
     A segunda vez foi esta semana. Com um tempinho livre no trabalho, fui ao centro de Frankfurt fazer compras, dessa vez eu tinha dinheiro, mas tinha somente uma nota de 50€ e tive preguiça de  pedir para alguém trocá-la e nem quis pedir trocados emprestados. Por quê? Porque eu já fiz várias vezes este trecho pagando e nunca passou um Controlador! Mas justamente neste dia passou. E eu mostrei minha nota de 50€, fiz um discurso de que a máquina era injusta e que não era correto ela não aceitar minha nota grande (a nota máxima que as  máquinas aceitam é a 10€, isso é foda quando vc está com pressa...) O homem me pediu desculpas pela imbecilidade da máquina, mas imendou que eu deveria ter providenciado moedas para sair de casa. Eu insisti, ele até pareceu tocado pela minha situação, mas eu tive de pagar a multa, e em dinheiro, já que eu tinha os benditos 50 em mãos. E eu me senti uma boba. Dos 10€ que me sobraram, mais 2,30 foram para a passagem de volta e com seis e poucos euros no bolso perdi o tesão (e possibilidade) de fazer as compras.
     Quis economizar e acabei pagando quase vinte vezes mais...

No, no, no.

19 comentários :

  1. Meu colega me alertou sobre isso, qdo íamos a HD. Não deu outra, 2 policiais a paisana nos abordaram. Pediram passagem e passaporte: estava tudo em ordem :))! Desejaram até boa viagem.

    ResponderExcluir
  2. hahahahah
    Ai Lu, é tão divertido imaginar vc...
    Consigo vizualizar perfeitamente a cena, vc fazendo aquele biquinho de brava, aquela sua vozinha de indignação pro controlador.
    Sabe, outro dia passei horas aqui no seu blog lendo tudo tudo tudo e foi tão bom! Gostei de ver o vidinho do sino e ouvir a sua risada feliz. Ah, e adorei o mercado de pulgas! Até aí vc conseguiu arrumar um brechó bom, né?? Bom, te deixo mil beijos quentinhos do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. hahahahah
    Ai Lu, é tão divertido imaginar vc...
    Consigo vizualizar perfeitamente a cena, vc fazendo aquele biquinho de brava, aquela sua vozinha de indignação pro controlador.
    Sabe, outro dia passei horas aqui no seu blog lendo tudo tudo tudo e foi tão bom! Gostei de ver o vidinho do sino e ouvir a sua risada feliz. Ah, e adorei o mercado de pulgas! Até aí vc conseguiu arrumar um brechó bom, né?? Bom, te deixo mil beijos quentinhos do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Tatão estou lendo seu comentário séculos depois e fico morrendo de saudade de ti.....
      Passa por aqui mais vezes!
      Bjs!

      Excluir
  4. é realmente nao parece ser nada legal,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é Analice... pode ser bem tenso....

      Excluir
  5. Menina, sofro até de palpitacoes só de pensar nisso.
    Quase nunca deixo de comprar o ticket mas, já aconteceu de tb nao ter dinheiro trocado pra máqina e viajei sem ticket. Na última vez, dei sorte pq o controle subiu no mesmo ponto que eu desci.
    Imagino a situacao desagradável que vc passou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, eu queria ter essa sua sorte...
      :-)
      É razoavelmente desagradável mesmo...

      Excluir
  6. O Marcelo que vc mencionou no outro post é cantor de ópera? Se for, é um amigo muito querido meu. (E como se diz por aqui, die Welt ist ein Dorf)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Camila, infelizmente não conheço aqui nenhum cantor de ópera....
      Mas de qualquer forma o mundo é mesmo uma vila! rsrsrs!

      Excluir
  7. Olá,

    É bom lembrar que nos trens regionais e inter-regionais da BAHN o controlador não fica à paisana e, geralmente, sempre pedem os bilhetes.

    Parece que o que você chama de trem eu chamo de bonde.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rodolfo.
      Eu até tirei a informação de estarem a paisana, já que na verdade eu sempre encontrei uniformisados...

      Excluir
  8. Olá!

    Vc foi processada quando foi pega sem o ticket de trem, ou apenas pagou a multa? Vc pode ter algum problema quando for atualizar seu visto?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Raquel, um século depois respondo sua pergunta!
      Não fui processada e na ultima vez (ops!) disseram que isso não prejudica meu visto. Eu não sei se isso fica registrado no seu "HIstórico de estrangeira...."
      Se quiser ler uma versão mais tensa da situação veja meu Novo post:
      http://ponteparaalemanha.blogspot.com/2012/02/nao-ande-meeesmo-sem-o-bilhete-se-sua.html

      Sim, eu fui pega de novo.... :o(

      Excluir
  9. Hahaha. Gostei demais do artigo. Cheguei aqui justamente pesquisando, porque fui multado hoje, em Berlim.
    Foi engraçado que cheguei na estação sem saber como deveria paga, perguntei para um guarda, que me respondeu que eu não precisaria de ticket para aquela linha, apenas para linhas externas. Achei estranho, mas segui assim mesmo para o Centro.
    Depois de visitar a Torre, resolvi ir para Wansee. Despercebido, fui para a estação e peguei o trem direto (ainda teve um alemão que me fez pegar o trem no sentido contrário que eu realmente deveria ir). Depois de ter corriigido o erro e passado algumas estações mais isoladas, apareceu um cara mostrando a carteira e os passageiros que estavam do meu lado apresentaram o ticket. Levei um susto e tentei explicar que não tinha entendido direito como funcionava o sistema. De cara o fiscal já falou "40 Euros". Expliquei que não tinha essa quantia e ele me chamou para fora do trem na estação seguinte, pedindo meu passaporte e endereço, entregando em seguida uma multa de 40 euros! Uma facada, mas mesmo assim valeu pelo fantástico dia que tive hoje.

    Ps: Vou pagar a multa, mas tenho minhas dúvidas que a Bahn tenha como queimar o filme de um estranngeiro.

    ResponderExcluir
  10. entao, em 2008 tomei uma multa dessa, eles imprimiram o boleto p eu pagar, mas era domingo e eu vim para o brasil no mesmo dia.... ficou por isso mesmo... voltei lá 3 vezes mas como entrei pela frança, não passei pela migração alemã... tenho receio até hoje de me prenderem no aeroporto por causa desses 40 euros ....

    ResponderExcluir
  11. Olá, Tomei uma multa de 60 euros...sim, o valor mudou :S Voltei para o Brasil sem pagar. Isso tem alguma interferência no passaporte quando voltar para lá por exemplo???

    ResponderExcluir
  12. Great site for these post and i am seeing the most of contents have useful for my Carrier.Thanks to such a useful information.Any information are commands like to share him.
    PEGA Training in Chennai

    ResponderExcluir
  13. Ai que droga, me pegaram hoje em Berlim, o pior é que cheguei hoje na cidade, nem sabia como comprar o bilhete. 60 Euros de Multa.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! :-D

A Ponte no youtube

Loading...