Instagram

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Leo Kret quer ser Presidenta do Brasil

    Aproveitando a onda de insatisfação geral com o resultado e as candidaturas às última eleições, vou contar a situação que passamos eu e Bárbara (a outra brasileira do grupo de teatro) ontem:

    Estávamos conversando e surgiu o assunto do resultado das eleições, eu, revoltadíssima contei à Bárbara sobre a eleição do Tiririca com mais de um milhão de votos e Bárbara, preocupadíssima lembrou-se de uma candidata a Deputada Federal por Salvador que a tinha deixado preocupada, com a possibilidade de ser eleita, uma tal de Léo Kret.  E eu também já ficando assustada: QUEM? "Léo Kret do Brasil, menina vc não conhece?" E ela me explicou se tratar de uma transexual que não tem apoio do movimento GLSBT de Salvador (Ah? Hum...), é uma polêmica dançariana de Axé, que já foi eleita vereadora em Salvador e quer chegar á Presidência da República. "Vem cá que vou te mostar!"

E Bárbara me mostrou este vídeo:


     Fiquei abismada. A política brasileira está virando um circo! Não falo isso com respeito á transexualidade da moça, mas principalmente ao modo como ela se promove, ao modo como uma suposta Candidata a Deputada Federal mostra "Sua Proposta de Trabalho para o seu eleitorado"! (Que pelo visto também não é muito diferente do modo como Tiririca e a Mulher Pêra também procuraram  ganhar votos...

     Mas continuando o caso, estamos vendo o video, de boca aberta e, uma de nossas colegas de trabalho, alemã, que (neste momento ainda bem) não entende nada de português, ficou interessada no barulho e veio correndo pulando e  rindo  saber do que se tratava: "O que vcs estão vendo?" "Ah, é só um video do youtube!" "Eu sei, mas do que se trata?" Bárbara: "Ahn......" eu: "Ahn...." , ficamos nos olhando alguns segundos, sem saber o que dizer, e ela nos olhando muito curiosa.... "Eu não tenho coragem de dizer a ela realmente do que se trata.... vc tem?" "Não, eu também não tenho..." E ela nos olhando já com impaciência além da curiosidade...No fim das contas ainda estávamos nós mesmas tão passadas que não conseguimos nem inventar alguma mentirinha besta, despistar a coleguinha gringa. E ela, percebendo que não responderíamos se foi. (Ufa!)
E o silêncio continuou pairando depois....percebemos que estávamos envergonhadas, como poderíamos explicar a uma estrangeira, de um país onde a política é levada tão a sério, que esta moça era candidata a Deputada Federal?
Foi uma situação um tanto chata, mas poderia ter sido piór. A imagem do nosso país para os alemães é sim de um país alegre e colorido, mas também é de um país violento, machista, com uma grande quantidade da população vivendo na pobreza, e se ela tivesse insistido, ajudaríamos a acrescentar a informação que o Brasil é um país onde a política é uma piada. Porque temos noção que através deste tipo de informação, como um video, uma foto, uma história,  que se constrói na cabeça de um estrangeiro a imagem de uma cultura, de um país desconhecido, os esteriótipos que inconscientemente todos construimos á respeito de culturas que não vivenciamos! E nós tivemos vergonha de construir esta imagem na cabeça de nossa colega.
.
    O silêncio continuou. Eu fui fazer meu trabalho. Bárbara foi fazer seu trabalho...

    Pra não me sentir julgando a moça pelas aparências, fui pesquisar. Vi vídeos, muitos videos, de passeatas, de entrevistas, de shows. 
    Para não ser tendenciosa encontrei este video de um Programa da MTV, onde, na minha opinão ela está um pouco mais aprumada, bem vestida e dando o enfonque da entrevista realmente á sua candidatura e não á seu "personagem", (acredito que ela deve ter recebido algum tipo de aconselhamento de profissionais de marketing). Ainda sim suas repostas não me convencem, não acredito que ela realmente tem propostas claras e confiáveis. Acredito sim é que ela quer é ser cada vez mais famosa e mais polêmica, e está conseguindo.



   Achei um texto com uma entrevista dela  muito interessante aqui: Léo Kret quer ser Presidenta do Brasil

   Fiquei um pouco triste e pensando sobre a política em nosso país, e me questionando se vale a pena estudar tanto, se informar, ler, crescer. Será que podemos mesmo mudar algo, num país onde a maioria do povo não tem consciência política, não tem noção de qual é realmente o seu papel no processo eleitoral e de qual é o papel de um político na construção do nosso país,  e escolhe seus candidatos por simpatia, divertimento ou por achar que votando na ironia estão fazendo protesto?

=(    Não quero acreditar que não

3 comentários :

  1. Visiste o site da Camara de Vereadores de Salvador - www.cms.ba.gov.br e veras os projetos e ações de Leo Kret do Brasil, que não deve nada em relação a trabalho a outros (as) Vereadores (as). tenho certeza que sua opinião vai mudar. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada "IBC", vou visitar o site sim.
    Abracos.

    ResponderExcluir
  3. Vou usar aqui um jargão bem brasileiro: "seria cômico se não fosse trágico..."
    Mas somos brasileiras, não percamos nossa fé!
    Rgds,
    Márcia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! :-D

A Ponte no youtube

Loading...