Instagram

Sobre este Blog

Querido Leitor,


Este Blog surgiu logo nos primeiros tempos em que cheguei aqui na Alemanha. Nasceu de um processo muito doloroso que eu estava passando e que batizei de "Solidão Cultural".
Tendo chegado aqui sem falar inglês e muito menos alemão, eu passei meses e meses muito solitários. Meses cheios de descobertas e pensamentos. Em que eu criava monólogos e mais monólogos na minha cabeça, explicando e mostrando coisas a amigos imaginários.

Um dia fuçando na internet descobri e comecei a passear frequentemente pelos blogs de brasileiros expatriados, especialmente os que se encontravam também aqui na Alemanha. Até que finalmente pensei em num nome e resolvi criar o meu próprio.
E como o nome já diz, este blog é uma ponte, uma ponte entre os dois mundos em que vivo. Uma forma de trazer para perto aqueles que eu deixei do outro lado do oceano.

Estruturalmente este Blog foi pensado para ser algo como um diário, um lugar para guardar e dividir informações. Não tive pretenções financeiras e nem de virar celebridade da internet, acho que dá para perceber. Talvez também não tive um foco, um assunto muito definido, aqui você vai achar de tudo!
Você não vai achar guias, receitas de como fazer isso ou aquilo, e muito menos textos complexos analisando coisas através de várias fontes ou estatísticas, apesar de que as vezes eu até tento mostrar como fazer uma outra coisa...

O lado bom é que você, querido Leitor pode acompanhar a trajetória de alguém que largou tudo para viver num mundo desconhecido; as observações, as alegrias e desilusões, as aventuras e conquistas. Tudo escrito da forma mais verdadeira e aberta possível.

Por favor, não  se desanime se encontrar desabafos tristes, eu quis deixá-los aqui para que seja registrado o que se passa na cabeça de um expatriado (principalmente se for uma expatriada ultra-emocional). Também não os leve muito a sério, eu mesma não levo. Com o ato de escrever tudo fica sempre melhor. E neste momento, por exemplo, eu preciso lhe dizer que estou muito feliz e satisfeita com a escolha que fiz.

Eu nunca consegui atualizar este blog com a frequência que gostaria. Tenho muito material guardado e ainda vou conseguir colocar tudo aqui, ô se vou! Portanto, reveja sempre os posts de anos anteriores, eles poderão ir se multiplicando e coisas talvez interessantes vão aparecer.

Muito obrigada por doar parte do seu tempo lendo minhas palavras, ouvindo minhas histórias, conselhos e lamentações bobas.

Seja bem vindo e volte sempre!

Calorosos abraços,

Luciana Fazan

3 comentários :

  1. parabens pela sua ousadia e coragem!!!queria ter tido toda esta coragem na minha vida!!!!
    porque voce foi para ai sozinha??
    gostaria muito de mandar minha filha de quinze anos para a Alemanha mas estudando em um ambiente controldao seguro e que tipo ela morasse na escola...voce conheceria algum ou me indicaria????
    meu email e nilva.costa @terra.com.br bjs nilva adetalhe ela tem quinze anos....e estapara ie para o colegial!!!bjs nilva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Nilva,

      Obrigada! E Sair do país, principalmente sem saber falar nem inglês, muito menos a língua do país que vc está indo dá muito medo. Muito medo, mas ao mesmo tempo é um desafio incrivelmente excitante. Hoje em dia eu ás vezes esqueço que já tive tanto culhão em vir parar aqui, que bom que tem sempre alguém como você que me lembra o tamanho da minha coragem!
      Sobre escola para sua filha... desculpe, mas não tenho a menor idéia não.... Boa sorte para vocês! Bjs!

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo! :-D

A Ponte no youtube

Loading...